Selecione um dia da semana escolha uma arte e compartilhe, no facebook ou Google+

ESTUDO BÍBLICO "FÉ"


Na Carta aos Hebreus 10.38, a palavra do Senhor diz: O justo viverá pela fé, mas se ele recuar a minha alma não tem prazer nele.

Mas, o que é a fé? Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a certeza das coisas que não se vêem (Hebreus 11.1).

A Fé é o alimento que nutri e fortalece o nosso espírito. Ela aproxima o homem de Deus, traz comunhão e paz com o Senhor Jesus. É aceitação da doutrina revelada por Deus, e a confiança na obra salvadora de Cristo.

TESTEMUNHOS DE FÉ

Gostaríamos de levar aos amados, uma mensagem de exortação e encorajamento a uma maior interação e crescimento na Fé. É evidente que não estamos referindo a Fé popular só de saber a existência de Deus, e do seu amado Filho Jesus Cristo, que Ele gerou pela sua plenitude. Isso todos sabem e não produz fruto algum.

Porque a Fé que o mundo conhece, é lembrada somente na hora do desespero, é apercebida apenas pelos gritos de socorro no momento de angústia. Nessa ocasião, se reverenciam a Deus, mas nada mais pode ser feito, porque é uma Fé confessada por força de expressão. É uma Fé falsa, vazia e sem consistência, não há inspiração divina no seu conteúdo. E a palavra diz que Deus não houve a pecadores.

Mas queremos levar aos amados, uma FÉ viva, nascida do coração de Deus, que pode curar, libertar e ainda nos dá a certeza da salvação da vida eterna. Aquela Fé que arde o coração quando falamos do infinito amor do Senhor Jesus, porque essa Fé é um dom celestial, produzida pelo trabalho íntimo do Espírito Santo de Deus na alma humana.

Vamos lhe apresentar uma Fé semelhante a do Centurião de Cafarnaum, quando esse suplicava a Jesus pelo seu servo, e Cristo propôs ir a sua casa e ele recusou dizendo: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas diz somente uma palavra, e o meu criado sarará. Aquele Centurião não fazia parte da linhagem do povo judeu, mas tamanha era a sua Fé, que até Jesus ficou surpreso, e maravilhado disse: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta Fé (Mateus 8:8).

Centurião: Oficial do Exército Romano, comandante de uma tropa de cem homens, era dotado de uma Fé impar, e pelos olhos do Espírito, havia nele a certeza estar diante da grandeza do Filho de Deus. Não se sentiu merecedor de receber Jesus sob o seu teto, mas confiou que, pela sua palavra as maravilhas aconteceriam na vida do seu servo.

Fé exemplificada pelo servo Estevão, o qual viu o céu aberto e o Salvador a Destra do Pai. Sendo apedrejado até a morte permaneceu fiel. E ao entregar o seu espírito a Deus, não pediu vingança para os seus agressores, mas pediu ao Pai que lhes perdoassem.

Fé como a do Apóstolo Paulo que, mesmo sabendo das aflições que lhe esperavam em Jerusalém não temeu e nem recuou, mas disse: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser preso, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.

Não poderíamos deixar de exaltar aqui a Fé viva e consistente nas pessoas dos demais apóstolos e discípulos do Senhor Jesus Cristo, os quais viveram sob perseguições, açoites, prisões, fome, frio, flagelo, mortes violentas. Realizaram a maior obra evangélica sobre a face da terra, suportaram tudo, pela Fé em Cristo e pelo júbilo que lhes estava proposto. Submeteram-se a servidão, fazendo sempre a vontade do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deixaram ao alcance dos nossos olhos, o maior exemplo e testemunho de Fé, dedicação e coragem para refletirmos nos momentos de aflição e angústia, para aprendermos a confiar em Cristo e conhecer, que por mais difícil que as situações sejam não desfaleçamos, mas sejamos fortalecidos na Fé e tenhamos a confiança e certeza que não estamos sós, porque o Senhor será conosco, onde quer que estejamos se fizermos a sua vontade.

A FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA

No Evangelho de Mateus 17.20, Jesus, exorta os seus discípulos por causa da pequena Fé; dizendo: Se tiverdesFé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

O Senhor Jesus, numa linguagem figurada, comprova o poder da confiança que precisamos alcançar. Compara um grão de mostarda, a menor semente, para transluzir a grandeza dos feitos dessa obra que, pela Fé, seremos capazes de realizar.

É evidente que a transposição dos montes é uma demonstração alegórica, porque se assim fosse, estaríamos alterando o curso da natureza. Mas o Senhor nos encoraja a enfrentar as montanhas de problemas que se surgem diante de nós no cotidiano, e transmite a confiança que, estando revestidos de Fé, não haverá barreira intransponível para o servo de Deus, porque em Cristo, somos mais que vencedores.

SOBRE A PALAVRA DE CRISTO

No Evangelho de Lucas 5:1 a 5, Jesus, após ter usado o barco de Pedro para anunciar a multidão que o seguia, e sabendo Ele que os pescadores não haviam apanhado nada durante toda a noite, mandou Pedro, que novamente lançasse a rede ao mar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

Observem que Pedro já estava lavando as redes, sendo ele exímio pescador, sabia que não havia mais razão nenhuma para persistência, pois havia encerrado a sua jornada de uma exaustiva e frustrante noite de trabalho, sem nada apanhar. Mas quando o Senhor Jesus mandou que novamente lançasse a rede, não hesitou, e pelos olhos da Fé, em viu em Cristo o poder para fazer o impossível.

Creu incondicionalmente na palavra do Senhor, e deu prova disso dizendo: Senhor eu já trabalhei a noite toda sem nada apanhar, mas sobre a tua palavra, lançarei a rede. E assim procedeu e a rede se encheu de tal forma que não conseguira retira-la sozinho.

Essa é a medida da Fé que nós também precisamos atingir. Crer na palavra do Senhor incondicionalmente, sem hesitar e sem nada duvidar. Precisamos crer, ter a certeza e confiar que Deus é conosco e a sua palavra não voltará para si vazia, antes faz tudo o que lhe agrada, segundo a sua vontade.

EXORTAÇÕES DO SENHOR JESUS SOBRE A FÉ

Em Lucas 8.43 – 48, diz: E uma mulher que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara todos os seus bens com os médicos e por nenhum pudera ser curada; Chegando por de trás de Jesus, tocou na orla de suas vestes e o fluxo de sangue estancou imediatamente.

E disse Jesus: Quem é que me tocou? E negando todos, disse Pedro e os que estavam com Ele: Mestre a multidão te aperta e te oprime, e dizes tu quem é que te tocou?

Disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem sei que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo, e, prostrando-se ante Ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E Ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.

Considerem quantos da multidão apertavam e oprimiam a Jesus sem receber nenhuma dádiva. Agora imaginem a Fé, dessa irmã. No meio da multidão, ela conseguiu apenas tocar nas vestes de Cristo e imediatamente foi curada. Jesus sentiu sair dele virtude e perguntava quem havia tocado nele com fé, e Pedro lhe disse: Mestre a multidão te aperta e te oprime, e dizes tu quem é que te tocou?

Portanto amados, não seja você só mais um na multidão dos que apertam e oprimem a Jesus sem nada receber, ma seja revestido de fé, não busque em Cristo a prosperidade só para as coisas materiais, mas creia verdadeiramente que a sua fé vai tocar não nas vestes, mas no coração de Jesus. E Cristo vai lhe prosperar tanto quanto prosperou aquela mulher, a qual alem de receber o milagre da cura, ainda foi agraciada com a paz do Senhor Jesus e a oferta da vida eterna.

Você poderá avaliar o imensurável poder da fé? Num simples gesto, quantas obras e maravilhas aconteceram na vida daquela senhora, foi uma verdadeira revolução. Assim também, Cristo quer fazer em sua vida, uma obra completa através da sua fé.
São inúmeros os testemunhos de libertações, curas e milagres, pela Fé, no Evangelho do Senhor Jesus. É importante observar, quando Ele curava, e libertava os oprimidos, deixava evidente a vinculação da cura, segundo a Fé, ou melhor, o Senhor Jesus condicionou que só receberemos benções conforme a medida da nossa Fé. Ele mesmo disse que não seremos ouvidos pelo muito falar, porque o Pai conhece as nossas necessidades, antes mesmo de suplicarmos suas misericórdias.

Um comentário:

  1. Bicycle Art: A Guide to the Importance of Bicycle
    In addition, in bicycle art, a omega titanium bicycle is also titanium cookware known as an imitation, which is called titanium or ceramic flat iron an imitation. In practice, imitation oakley titanium glasses is 벳 365

    ResponderExcluir