Selecione um dia da semana escolha uma arte e compartilhe, no facebook ou Google+

Fé e conversão


INTRODUÇÃO


Vamos estudar hoje: definição de fé, o valor da fé, a fé que tem poder para nos salvar, como adquirir a fé, como a fé nos salva, a mudança que a fé opera em nós e como a fé converte-nos a Cristo. Este é um dos estudos de maior importância sobre a salvação.
1) DEFINIÇÃO DE FÉ
A fé no sentido bíblico é diferente do que popularmente muitos chamam de fé. Quando alguém diz que crê em Deus, mas não se converte a Jesus e não tem certeza da salvação, esse crer é tão somente o popular “acreditar”, ou seja, sabe que Deus existe mas não se envolve com Deus. Ou então se envolve de forma errada. Já a fé no sentido bíblico, “é a confiança que depositamos na Palavra de Deus e no sacrifício de Jesus, como único meio de salvação”.
Esta fé e confiança convertem-nos a Jesus e envolvem-nos com Ele e Sua obra. A melhor definição da palavra fé, no sentido bíblico, está em Heb. 11:1 que diz: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. A fé é algo invisível, mas sensível. "O significado original da palavra crer”, que é fruto da fé como em João 3:16, é repousar ou apoiar-se num firme fundamento, unindo a pessoa que crê ao objeto da sua fé que é Jesus Cristo.
2) O VALOR DA FÉ
A fé pode não valer nada e pode valer tudo. Depende do objeto em que está apoiada.  Aquele que tem fé nas riquezas, nos amigos, nas boas obras, na caridade, na boa conduta de viver, nas imagens de santos, figas, patuás e outras superstições, esteja certo que esta fé não vale nada e conduz à condenação eterna. Este tipo de fé é coisa de homens e perece com o tempo. “Imaginemos um náufrago com fé que, agarrando-se em alguma coisa, não morrerá afogado. Porém, em vez de se agarrar em algo firme e seguro, agarrou-se num pedaço de papelão, de pano, etc., e morreu afogado”. A fé não pôde salvá-lo porque apoiou-se no objeto errado.
Da mesma forma, muitas pessoas têm uma fé que não vale nada, pois estão com a fé apoiada no objeto errado, e estão a caminho da condenação eterna. Apresentamos, porém, a única fé que vale tudo. A única fé que tem poder para salvar é a fé (com entendimento e aceitação) no plano divino de salvação, realizado por Jesus Cristo na cruz. A fé em Jesus Cristo e em Seu sacrifício por nós vale mais do que toda a riqueza do Mundo e é a única coisa que pode salvar. (Isaias 8:19-22; Rom. 10:2-4; João 3:16-18).
3) COMO ADQUIRIR A FÉ
Quem busca o conhecimento de Deus pela fé, alcança o conhecimento mais amplo, profundo e perfeito. Em Rom. 10:17 diz: A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus. Quando alguém lê ou ouve a pregação do Evangelho e O aceita, “o Espírito Santo de Deus faz nascer em seu coração a fé salvadora no sacrifício de Jesus Cristo”. Atos 4:4 diz que quase 5 mil pessoas ouviram, creram e foram salvas. No entanto, a fé não é necessária apenas para a conversão.
Ela é indispensável para agradarmos a Deus (Heb. 11:6), e deverá crescer sempre em nossa vida cristã, para que sejamos adultos espirituais (Efésios 4:12-13; 2a Tes. 1:3; Judas 20). Daí porque devemos crescer mais e mais na fé, através do desejo de conhecer mais de Deus, do estudo e meditação da Bíblia, do obedecer e guardar os ensinamentos bíblicos e do servir a Cristo (1a Ped. 2:2; Josué 1:8-9; Sal. 1:1-2; Apoc. 1:3; João 12:26).
4) COMO A FÉ NOS SALVA
A fé em Jesus Cristo, apoiada em Seu sacrifício por nós, é o fundamento (alicerce) do templo espiritual de nossa vida. Note que “Jesus nos salva por graça e de graça”, isto é, favor não merecido e gratuito, mas não basta saber que Jesus é o Salvador, é necessário que nos apropriemos de Cristo e da salvação que Ele nos oferece.
A fé conduz nossa alma ao descanso em Cristo, “mas é preciso crer que foram os nossos pecados que crucificaram Jesus na cruz do Calvário”. Ele os carregou sobre Si, por amor a nós, para nos salvar e nos livrar da condenação do Inferno. Jesus sofreu o castigo que nós deveríamos sofrer. Quem crer assim será salvo. Atente: Jesus salva sozinho. Esta é a forma da fé que salva. Todo o mérito e glória da fé e da salvação pertencem a Deus, porque por Deus nos foram dadas.
Se alguém ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, creia assim, e receba hoje pela fé o perdão, a salvação e as bênçãos do Evangelho. (Isaias 42:8; 53:4-6; Efésios 2:8-10; João 5:24; 2a Ped. 1:2-9);
5) A MUDANÇA QUE A FÉ OPERA EM NÓS
A fé que salva por Jesus Cristo faz-nos entender que a Bíblia é a Palavra de Deus e que para os que não crêem existe a condenação. Aprendemos que o arrependimento mudou o nosso intelecto, dando-nos novo entendimento dos pecados da nossa vida passada, e recebemos perdão e salvação. Na área emocional, sentimos tristeza por termos pecado e alegria por não vivermos pecando mais e já estarmos salvos para sempre. Na nossa vontade, somos movidos a viver conforme o Evangelho de Cristo e a obedecer a toda a vontade de Deus.
Também a fé envolve e muda, em outro sentido, estas três faculdades: o nosso intelecto, o nosso lado emocional e a nossa vontade. O nosso intelecto crê nas verdades do Evangelho mesmo condenando nossa forma de vida passada. Em Romanos 8:1 diz: “Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.
O nosso lado emocional confia em tais verdades e encontra nelas prazer. No Salmo 119:24 diz: “Também os teus testemunhos (a Palavra de Deus) são o meu prazer e os meus conselheiros”. A nossa vontade aceita estas verdades edispõe-se a servir e adorar a Deus Salmo 145:2 diz: “Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos”
6) A FÉ CONVERTE-NOS A CRISTO
A fé no sentido bíblico dá-nos a salvação e promove em nós a conversão a Cristo. Atos 3:19 manda que nos convertamos a Jesus. Em 1a Tes. 1:9 mostra o povo convertido. Se alguém deseja converter--se e não consegue, deve orar pedindo isto a Deus e Ele o fará (Jer. 31:18-19; Lam. 5:21).
A) CONVERSÃO INTERIOR
Converter significa mudar de direção. A conversão verdadeira ocorre em nosso interior (nosso espírito). Quando alguém parece crente no meio dos crentes, mas lá fora é igual aos não crentes, engana-se a si mesmo, querendo mostrar uma conversão que ainda não existe.“Precisa saber que não pode haver conversão exterior se não houver primeiro a interior”.“Aconversãoenvolveafé e o arrependimento, a operação do Espírito Santo, a nossaaceitaçãoeparticipação”.
Consiste em abandonar o pecado e seguir a Jesus. Pela conversão, somos libertados e transformados na semelhança de Cristo (1a João 3:2-3; João 8:32 e v. 36; Rom. 6:18 e v. 22; Sal. 51:10). “A conversão pode e deve repetir-se todas as vezes que alguém pecar e afastar-se de Deus”. A pessoa deve arrepender-se, abandonar o pecado, pedir perdão a Deus e será purificada pelo sangue de Jesus (1a João 1:7; 2a Cor. 5:17).
B) CONVERSÃO EXTERIOR
A conversão é também observada externamente. Uma pessoa que antes bebia, fumava, jogava, era idólatra, etc., passa a não fazer mais essas coisas. Ela detesta agora as coisas que antes amava e “ama as coisas de Deus que antes desprezava ou desconhecia”. Isto é um sinal para todos de que esta pessoa se converteu a Jesus e que Deus transformou o seu coração (Ez. 36:26). Assim ocorreu com o Gadareno (Luc. 8:26-27 e versos 35 e 36).
C) CONVERSÃO DOS ÍDOLOS
Todo aquele que crê em Jesus abandona a idolatria”. Em 1a Tes. 1:9 diz que o povo converteu-se dos ídolos a Deus. Ídolos na Bíblia são as imagens de santos, figas, patuás, santinhos, e coisas semelhantes a estas, que tenham algum vínculo espiritual, e que tomem o lugar de Deus em nosso coração. Em Êxodo 20:1-6, (os Dez Mandamentos da Lei), “Deus proibiu fabricar, crer e adorar imagens de escultura”. Em Deut. 7:25-26; 27:15, Deus determinou que todas as imagens sejam destruídas, pois são maldição.
Em todos os livros, desde Gênesis a Apocalipse, a Bíblia condena toda sorte de imagens e a idolatria, que é o crer, adorar, venerar ou simplesmente ter respeito por ídolos. A seguir, temos mais alguns textos que falam sobre isto. Examine em casa Sal. 97:7; 115:4-8; Isaias 42:8; 44:9-20; 45:16 e v. 20; 46:5-10; 1a Cor. 10:14-21 e v. 28; 2a Cor. 6:14-18; 1a Jo. 5:21; Apoc. 2:14 e v. 20; 9:20-21; 21:8; 22:15. As figuras abaixo mostram pessoas estudando a Bíblia e servindo a Deus. Aceite este exemplo. Estude a Bíblia, obedeça à Palavra, sirva a Deus e sua fé crescerá muito.
:

7) APELO
Se alguém ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, arrependa-se e creia pela fé que os seus pecados crucificaram Jesus. Creia que Cristo já recebeu na cruz o castigo que você merecia, e receba hoje pela fé o perdão e a salvação (Rom. 3:20 e v. 28; Efésios 2:8-9; Isaias 53:4-6).
CONCLUSÃO
A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. A fé em imagens nada vale, porém a fé em Jesus Cristo vale mais do que toda a riqueza do Mundo, pois dá-nos a salvação e segurança eterna. A fé se adquire pelo ler e ouvir a Palavra de Deus, pelo desejo de conhecer mais de Deus, pelo estudo e meditação da Bíblia, pelo obedecer e guardar a Palavra e pelo servir a Cristo. A fé nos salva, quando nos apropriamos de Cristo e Seu sacrifício, crendo que Ele recebeu em seu corpo, no Calvário, o castigo dos nossos pecados.
A fé em Jesus Cristo, apoiada em Seu sacrifício por nós, é o fundamento do templo espiritual de nossa vida e muda o nosso intelecto, as emoções e a vontade. A fé converte-nos a Cristo de tudo aquilo que é contrário à Palavra de Deus. Leia a Bíblia. Comece pelo Novo Testamento e depois o Antigo.  Amém.

Pr Paulo H. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário